A Microsoft é uma empresa do ramo da informática dedicada à criação de softwares para computadores e aplicativos.
Foi criada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, dois amigos que tinham em comum o gosto pelos computadores e que decidiram, juntos, abrir uma empresa, a Microsoft. Primeiramente lançaram uma linguagem de programação BASIC para o Altair 8800. Posteriormente, lançaram a sua primeira grande criação, o MS-DOS, um sistema operativo que acompanhava o primeiro computador da IBM, uma empresa americana ligada à informática. Depois deste lançamento, em 1981, a Microsoft ganhou força, deixando Albuquerque, onde nasceu, e rumou a Seattle, onde abriu o Campus de Redmond em 1986. E nunca mais parou.
Grandes momentos da Microsoft
1995 – O produto de maior destaque da década de 90, o Windows 95 trouxe funções revolucionárias e que mantemos até hoje. O botão Iniciar tal como a Barra de Ferramentas vieram facilitar o acesso aos programas mais utilizados. Muitos defendem que sem o Windows 95, o boom da internet não teria ocorrido já que aceder à internet era mais fácil.
2000 – Bill Gates deixou o lugar de Presidente e CEO da Microsoft. Ao mesmo tempo, ocupava o seu lugar, Steve Ballmer.
2001 – Todos recordam o famoso wallpaper Bliss, uma colina verde com um céu azul ao fundo, marca do Windows XP. Esta era uma característica deste novo Windows, cores vibrantes e temas para personalizar. Ao mesmo tempo, ouvir música tornou-se mais fácil com o Windows Media Player.
2001 – A Microsoft lançou a primeira Xbox original. Assim, provou que também estava envolvida no mundo dos jogos.
2007 – O lançamento do Windows Vista não foi um sucesso. Embora tenha começado bem, com milhões de cópias vendidas, rapidamente o Vista acabou por apresentar alguns problemas como a lentidão e incompatibilidades com harware. Rapidamente os utilizadores começaram a voltar ao Windows XP.
2009 – Neste ano, a Microsoft lançou o Bing, um motor de busca para concorrer com o Google e, simultaneamente, um novo Windows, o 7, um programa que ocupava menos espaço e que utilizava a tela de toque e reconhecimento de voz para uma maior sincronização entre o utilizador e o computador.
O maior fracasso – Windows 8
2012 – A Microsoft lança a sua linha de computadores, Surface, e o novo ( e odiado) Windows 8. A retirada do botão Iniciar não conquistou os utilizadores e, portanto, este lançamento revelou-se um fracasso.
2015 – No sentido de corrigir o erro, a Microsoft lançou o Windows 10 e com ele regressou o Menu Iniciar. Este Windows pode ser instalado, ao mesmo tempo, em computadores, bem como em tablets ou telemóveis. O Microsoft Edge veio substituir o Internet Explorer com mais filtros de segurança.
2021 – Finalmente, em outubro de 2021 saiu o novo Windows 11 com um visual novo e mais apto para gaming do que nunca. Com este Windows novo pode também instalar as suas aplicações favoritas do Android.
Definitivamente, a Microsoft não deixa de nos levar para o futuro.