Escrever por voz: Escrever sem escrever

voz

Toda a ferramenta que nos permita rentabilizar o nosso tempo e tornar-nos mais produtivos é uma mais valia para o nosso trabalho. A pensar em todos aqueles que querem libertar as mãos do teclado, surgiu uma nova ferramenta que nos permite escrever por voz, ou seja, através de ditado.

Esta ferramenta está presente no Windows 11 e pode testá-la no Word ou no Power Point. O Google Docs também oferece esta função que pode utilizar no browser ou na versão mobile.

Como começar a escrever por voz?

Ativar esta função do Google Docs é bastante simples. Se estiver no browser, basta abrir o documento no Google Docs que pretende trabalhar, ir a “Ferramentas” e clicar em “Digitação por Voz”. De seguida, clique no ícone do Microfone e dê permissão ao seu computador para o utilizar. O símbolo do microfone ficará vermelho para indicar que está pronto a funcionar. Fácil, não?

Na janela de configuração, pode selecionar o idioma que vai falar para, obviamente, tudo o que for dito ser compreendido pela funcionalidade.

No final, só tem de clicar novamente no microfone e deixará de transcrever aquilo que disser.

No Google Slides também pode experimentar escrever por voz, os passos para ativar a funcionalidade são iguais.

Caso esteja a trabalhar na versão mobile, no fundo da página encontrará o símbolo das “Definições” e, posteriormente, só tem de acionar o microfone no ícone correspondente.

Para ativar num documento Word, por exemplo, só precisa de abrir um documento, ir a “Arquivo” e ir a “Opções” que encontra na barra lateral do lado esquerdo. Vão surgir algumas opções, vá a “Guias Principais” e abra as opções de “Página Inicial”. Ative o ícone “Voz” e regresse ao documento. Verá que no canto superior direito encontrará o símbolo do microfone que só terá de acionar para digitar o que “ouvir”.

Feedback da ferramenta de escrever por voz

Claro que não é 100% eficaz mas é uma grande ajuda para aqueles momentos em que as ideias surgem e falar permite uma maior eloquência do que a escrita. Também pode aproveitar enquanto está a passear o cão ou aqueles momentos em que está a conduzir, por exemplo. Escrever a conduzir é contra a lei, mas falar, penso que ainda não paga multa. O segredo está em falar sem pressas e de forma natural para uma maior compreensão da ferramenta e, claro, não deixe de proceder a uma correção no final. Afinal, erros ortográficos é que não pode ser.

Quanto à pontuação, pode ainda não estar disponível em todos os idiomas. No Google Docs, existe alguma pontuação que pode utilizar como é o caso do ponto final, vírgula, ponto de exclamação e ponto de interrogação.

Concluindo, comece já a usar esta funcionalidade e não deixe de anotar a mais pequena ideia ou conselho. Talvez escrever por voz seja mesmo o futuro. Pelo menos, mais rápido que sermos nós próprios a escrever, deverá ser.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp