E eis que após seis anos, está para breve a chegada do novo Windows 11. Ainda assim, aguentem os mais ansiosos porque o lançamento está agendado apenas para outubro. Por essa razão, a informação ainda é pouca. Reunimos, no entanto, algumas curiosidades sobre o novo sistema operativo para o ajudar a entender as novas funções.
Novidades do Windows 11
– Para começar (literalmente para começar), o menu Iniciar vai sofrer alterações. Vai passar a ocupar uma posição mais central e os ícones do menu vão assumir uma imagem mais moderna e elegante, com os cantos arredondados e um efeito de transparência.
– Os arquivos utilizados mais recentemente surgem de imediato como sugestão no menu Iniciar, sejam eles arquivos da nuvem ou do Microsoft 365.
– O Skype perde destaque. No seu lugar, sobe ao pódio o Microsoft Teams como a maior plataforma para videochamadas. Na Barra de Ferramentas poderá aceder rapidamente ao chat do Teams para enviar mensagens de texto. Além disso, poderá recebê-las no Teams para Windows, para Android, iOS ou mesmo SMS.
– A inteligência artificial está presente no novo Windows através de widgets. Agora vai encontrar informação sobre o que realmente gosta e sobre a atualidade. Ou seja, uma nova e confiável fonte de inspiração.
– Novas aplicações como plataformas utilizadas para o comércio poderão ser enviadas para a Microsoft Store sem que lhes seja cobrada nenhuma taxa.
– Este será o melhor Windows para gaming. Melhor desempenho, carregamentos mais rápidos, Xbox Cloud Gaming integrado e maior experiência visual, são as promessas para este novo lançamento.
– Finalmente, a maior novidade será, talvez, a possibilidade de o Windows 11 permitir instalar aplicativos Android. Significa isto que vai poder descarregar as suas aplicações Android preferidas na Microsoft Store. Para além disso, pode colocá-las na sua Barra de Ferramentas para um acesso rápido. Contudo, apesar de ser uma grande novidade, esta funcionalidade só deve ficar disponível para 2022.
Compatibilidade com o novo Windows 11
Tanto quanto sabemos, os já utilizadores da Microsoft poderão ter acesso gratuito ao novo Windows, como uma nova versão. Para garantir que consegue fazer a instalação, precisa de ter, no seu computador, o módulo TPM 2.0 de segurança. Infelizmente, alguns computadores (mesmo alguns dos mais recentes) não têm esta característica. Se é o caso do seu, terá de continuar no Windows 10. Os novos aparelhos já devem chegar ao mercado com uma pré-instalação.
De acordo com a Microsoft espera-se que até meio de 2022 a maior parte dos dispositivos compatíveis com o novo Windows estejam a gozar destas novas funções.
À primeira vista, as novidades são muitas e, são boas. Não falta muito para que possa instalar o novo Windows 11 no seu computador. Por fim, só tem mesmo de se certificar que o seu dispositivo é compatível. Assim, se for, é só aproveitar.