O Windows 11 foi lançado no passado mês de outubro de 2021. Muito se falava sobre o que podíamos esperar mas agora já o podemos observar em ação. Se já o instalou no seu computador, teve oportunidade de se aperceber das novidades (pelo menos a nível estético). Talvez até já tenha usufruído das novas funcionalidades. Mas será que está a par de tudo o que este novo Windows tem para lhe oferecer? E se não instalou, pelo que espera?
O seu aparelho é compatível com o Windows 11?
A informação inicial, dava conta da possibilidade de instalar o novo Windows de forma gratuita, caso já fosse utilizador de Windows 10. No entanto, é necessário ter em conta que existem requisitos de harware para a instalação. Uma delas, a exigência de TPM 2.0 foi muito criticada e, tanto quanto sabemos, foi contornada, após muitas críticas.
Se tem dúvidas acerca da instalação do Windows 11, saiba que a Microsoft divulgou uma ferramenta, com o nome PC Health Check que lhe permite saber da compatibilidade do seu computador com o novo Windows 11.
Assim, caso o seu computador seja realmente compatível, a instalação deve ser simples mas pode esperar pela atualização automática que deverá estar para breve.
Novidades do Windows 11
Linhas mais modernas
Em primeiro lugar, a nível estético, o Windows tornou-se mais “clean”, mais moderno e sofisticado. As janelas tornaram-se translúcidas e os cantos arredondados. Esta alteração foi gradual, enquanto que a do Windows 8 foi mais drásticas o que, como sabemos, não agradou ao público em geral.
Nova localização do Menu Iniciar
O Menu Iniciar foi deslocado para o centro e tem também um novo design de semi-transparência. Esta é talvez a alteração mais chocante para os utilizadores de Microsoft. Apesar disso, não se preocupe se não se conseguir adaptar a esta nova ideia. Pode retornar o Menu Iniciar para o sítio onde pertence (ou tem pertencido). Para facilitar as suas pesquisas, o Menu Iniciar vai agora fazer-lhe sugestões, mostrando os documentos ou aplicações que abriu mais recentemente, de forma a poupar o seu tempo.
Os Widgets estão de volta
E não é só o Menu Iniciar a apresentar-se de forma mais personalizada. A barra de widgets está de volta com informação sobre clima, trânsito e outras que lhe possam interessar. No entanto, se não for adepto deste tipo de informação (ou distração), pode optar por “silenciar” esta barra.
Melhorias no ecrã tátil
O ecrã tátil foi aprimorado, estando mais sensível ao toque e à caneta (se tiver por hábito utilizar). Juntamente com um ecrã melhor, pode escolher colocar um teclado digital num dos cantos da tela o que irá permitir escrever com apenas uma mão, como se de um telemóvel se tratasse.
Teams veio para ficar
O Teams tem vindo a ganhar destaque nas nossas vidas. Infelizmente, os motivos não são os melhores (Covid, covid, covid) mas, não podemos negar que é uma ferramenta bastante útil e que veio facilitar o trabalho de muitas pessoas. Não é por isso de admirar que a Microsoft tenha decidido colocar um ícone na barra de ferramentas. Agora pode continuar uma conversa ou iniciar uma de forma mais simples e rápida. Para além disso, irá receber notificações sempre que receber uma mensagem nova.
Windows 11 foi feito para gaming
Por último, mas não menos importante e porque a vida não pode ser só trabalho, saiba que o novo Windows 11 trouxe algumas funcionalidades da XBox para o seu computador. O download dos jogos é agora muito mais rápido e as cores muito mais vibrantes graças ao Auto HDR.
Modernize o seu computador
Concluindo, este novo Windows parece, à primeira vista, corresponder às expetativas criadas. Portanto, se o seu computador tem compatibilidade para proceder à instalação, pelo que espera? Caso não seja compatível… Bem, talvez tenha chegado o momento de comprar um novo computador.