Não há como negar, o Windows 8 não correu bem. Ninguém apreciou este sistema operativo e o Windows 8 já não tem qualquer suporte desde 2016. Agora é o Windows 8.1 que vai pelo mesmo caminho. Estima-se que no dia 10 de janeiro do próximo ano perca qualquer suporte da Microsoft.
O que fez do Windows 8 um fracasso
A Microsoft lançou-o em 2013 e encontrou, desde logo, resistência. Um dos principais motivos que fez toda a gente (ou quase toda a gente) odiar o Windows 8 teve a ver com a ausência do botão “Iniciar”. A ideia estava em tornar o sistema mais apto para aparelhos táteis. O intuito de modernizar não foi bem recebido porque a maior parte dos utilizadores continuava a usar rato e teclado e a Microsoft acabou mesmo por trazer o ícone novamente logo na versão seguinte, o Windows 8.1. Ainda hoje temos o nosso amigo “Iniciar”.
Por esta altura a Microsoft também começou a exigir que se criasse uma conta para poder utilizar o Windows 8. Claro que agora já é bastante comum mas na altura levantou muitas questões de privacidade na maioria dos utilizadores .
Foi nesta altura que surgiu também o SkyDrive, o atual OneDrive. Até foi uma ideia bem recebida mas era impossível remover esta opção do computador o que irritou quem não queria utilizar esta ferramenta.
E como se não bastasse, o lançamento deste Windows deu-se numa época em que os tablets estavam na moda e toda a gente preferiu investir num tablet. O facto do Windows não agradar só fez com que as pessoas desistissem da ideia de adquirir um novo computador.
Preparar a despedida
Se é dos poucos que ainda usa o Windows 8, talvez já se tenha apercebido das notificações que dão conta do fim do Windows 8. Se não recebeu ainda, não deve tardar. Recomenda-se fazer a atualização para o Windows 10 ou mesmo para o mais recente Windows 11 que, como pode ver aqui, parece estar bem conseguido.
Como dissemos, por esta altura serão muito poucos os que ainda utilizam esta versão do Windows. Mas os que ainda utilizam devem apressar-se para instalar uma versão mais recente ou mesmo comprar um novo computador porque, muito provavelmente o equipamento que utiliza não deverá ser compatível com o Windows 11. Pode ainda instalar o Windows 10 mas este também já terá os dias contados. Tudo aponta para que em 2025 comece a terminar também o suporte para este sistema operativo.
Claro que se não quiser fazer atualização nenhuma ou, muito menos, adquirir um novo computador, saiba que pode fazê-lo. É arriscado porque, como não tem atualizações o sistema pode ficar muito vulnerável e poderá ser muito mais fácil invadirem as suas informações mais privadas.
Finalmente, comece a preparar-se de forma a ter uma transição calma, sem qualquer problema. Não espere por receber a toda a hora mensagens da Microsoft a apressá-lo. Vai ver que as novas versões são mais instintivas e são muitas as novidades que tem para se pôr a par.