Como deixar o seu windows mais rápido

windows rápido

Trabalhar no computador pode tornar-se muito frustrante caso não consigamos fluidez naquilo que estamos a fazer. Um computador lento é meio caminho andado para a fraca produtividade do nosso trabalho. É normal que, com o tempo, o computador sofra uma queda de desempenho mas, estar sempre a investir em material novo não é a solução. Decidimos então partilhar algumas dicas que vão ajudar a deixar o Windows mais rápido e a tirar o máximo partido do seu computador.

7 Dicas para tornar o seu Windows mais rápido

Ajustar configurações visuais

Primeiramente, alguns efeitos visuais como sombras, desfoque, animações, entre outras configurações podem ser bonitas ao nosso olhar. No entanto, acabam por pedir muito do nosso sistema operativo. Tente reduzir estas características e conseguirá uma melhor performance do Windows. Para conseguir esta limpeza visual, vá a “Opções de Desempenho”, clique em “Ajustar para obter um melhor desempenho” e desative algumas das opções.

Desativar aplicações de arranque

Ao iniciar o Windows, algumas aplicações carregam automaticamente, o que deixa o computador mais demorado. Para desligar esta opção, vá a “Definições”, de seguida clique em “Definições de Arranque” e desative as aplicações de que não precisa.

Atualize o sistema e as aplicações

Atualizar o sistema pode ser aborrecido mas é muito importante para um melhor funcionamento do mesmo. Ao atualizar o sistema, está a corrigir erros, a tratar falhas das aplicações e a garantir a segurança do seu computador. Portanto, não deixe de fazer as atualizações do seu Windows.

Elimine os ficheiros temporários

É comum o computador guardar ficheiros temporários de forma automática. Estes ficheiros acabam por ocupar muito espaço, o que deixa o computador mais lento. Para eliminar estes documentos só precisa de ir a “Limpeza do Disco” e apagar o que não precisa. Pode também ativar o “Sensor de Armazenamento” que faz uma escolha automática dos ficheiros e elimina o lixo. Esta é mais uma dica para deixar o seu Windows mais rápido.

Certifique-se de que não tem vírus

Para além de comprometer a segurança dos seus ficheiros e do seu computador, os vírus podem também provocar lentidão do sistema porque estão sempre a trabalhar. Tenha sempre o seu antivírus atualizado para não ter problemas.

Desativar a indexação do Windows

Pode ser prático mas afeta muito o desempenho do seu computador. Isto acontece porque o sistema está sempre a catalogar os ficheiros. Assim, se estivermos a falar de um computador doméstico, talvez esta característica não seja fundamental e pode optar por desativá-la. Para isso, clique nas teclas “Windows” e “R”. Irá aparecer uma janela onde deve escrever “windows.msc”. Na lista que vai surgir, procure por “Windows Search” e clique em “Parar”.

Planos de Energia

Por fim, é possível aumentar o desempenho do computador através dos planos de energia. Assim, conseguirá decidir em que aplicações prefere que o sistema consuma energia. Para alterar o plano de energia, vá às “Definições do Computador”, selecione a opção “Bateria” e selecione “Opções avançadas”

Concluindo, é normal ao fim de algum tempo, o nosso computador começar a dar alguns sinais de “cansaço”. A solução não está em comprar modelos novos. Pequenos passos como estes que mostramos, podem aumentar, e muito, a performance do seu Windows.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp